Aikido Shugyo Dojo

O que é o Aikido?

Por Sensei Gilberto Marecos

O Aikido vem a ser um Budô (Arte Marcial) de origem japonesa, baseado nos fundamentos da antiga arte do Aikijujutsu e com fortes princípios filosóficos e morais, formalizado no início da década de 40 pelo seu Fundador - Morihei Ueshiba (1883 – 1969).

A Arte tem como característica principal e mais significativa a ausência de competição. Segundo Morihei Ueshiba – O Sensei, o Aikido deve ser praticado sob o princípio do Wagatsu, ou seja, vencer a si próprio como principal objetivo. Entretanto, como se trata de Arte Marcial, o Aikido reúne um conjunto de técnicas em que o companheiro de treino pode ser arremessado ao solo ou simplesmente imobilizado pela atuação das técnicas nas articulações do corpo. Como o princípio do Aikido não prevê a competição, e sim a cooperação, seus praticantes conseguem aproveitar o treino estando aos dois lados da prática: como Tori (praticante que aplica as técnicas), ou como Uke (praticante que recebe as técnicas).

Toda a prática do Aikido é fundamentada no princípio de harmonizar o homem com o Universo, tornando-o parte dele, da Natureza, sendo o homem um pequeno Universo.

No Dojo (local em que se pratica o Caminho), a todo momento os aikidoístas podem externar sentimentos de gratidão pelos Mestres e companheiros de treino, sempre com a intenção de contribuir para a criação e manutenção do ambiente sereno e pacífico durante as aulas.

Todas as aulas ou treinos iniciam e terminam com uma saudação profundamente respeitosa entre os praticantes e à memória do Fundador e entre os praticantes e o Sensei que ministrará o treino. No decorrer do treino, a cada técnica praticada, os parceiros envolvidos iniciam a série com um respeitoso Onegaishimassu ("por favor") e encerram a série com um não menos respeitoso Domo Arigatô Gozaimasshita ("muitíssimo obrigado"), atitudes que se repetem a cada técnica proposta, o que contribui para um bom andamento do treino.

O resultado, com a prática frequente do Aikido, é visível: melhoria na qualidade de vida, na saúde, na socialização, aumento da autoconfiança, autoestima, respeito e compreensão aos limites próprios e com relação às outras pessoas facilitando e proporcionando constante trabalho em equipe, melhoria na beleza física, e um aumento grande e progressivo na capacidade de defesa pessoal, com o aprendizado de técnicas reconhecidamente eficazes contra agressões físicas, bem como despertar no praticante o sentido de se precaver e antever situações de ameaças eminentes e, assim, evitá-las.

Além de todos estes benefícios, talvez pela ausência de competição, o Aikido proporciona entre seus praticantes um convívio social prazeroso e extremamente amigável, em que todos podem desfrutar de momentos de reencontro do homem com a sua essência como ser social.

Topo da Página