Aikido Shugyo Dojo

O Aikido no Brasil

Por Sensei Gilberto Marecos
Shihan Reishin Kawai - 8º Grau - Introdutor do Aikido no Brasil Shihan Reishin Kawai - 8º Grau - Introdutor do Aikido no Brasil

No início dos anos sessenta, chegou ao Brasil o acupunturista japonês que introduziu a prática do Aikido em nosso país. Reishin Kawai, apesar de não haver praticado o Aikido diretamente com o fundador, recebeu a missão de trazer os ensinamentos dessa maravilhosa arte aos brasileiros, o que o fez com extrema competência e sabedoria até seu falecimento em 2010.

O professor Reishin Kawai nasceu na cidade de Yassugi, província de Shimane, Japão, no dia 28 de fevereiro de 1931. Ainda na adolescência, o jovem Kawai foi acometido de uma terrível doença nas pernas e resolveu procurar a cura. Decepcionado com os métodos tradicionais de terapia, Kawai decidiu seguir para terapias alternativas como Acupuntura, Shiatsu, Seitaijitsu, além de alternativas alimentares, sendo adepto a alimentação vegetariana até os dias de hoje.

Impressionado com os resultados apresentados pelas terapias alternativas, Kawai Sensei resolveu se aprofundar no estudo dessas terapias, estudando sob a tutela do professor Saito Torataro, que aprendera com seu mestre, professor Aritomo Murashigue medicina oriental, Aikijitsu e Aikido.

Reishin Kawai aprendeu com seu professor, Saito Torataro, as eficientes terapias da medicina oriental e também Aikido. Por ocasião de uma de suas viagens à Europa, o professor Aritomo Murashigue conferiu ao mestre Kawai a incumbência de instalar o Aikido em nosso país.

Ao prosseguir em seus estudos, Reishin Kawai formou-se em Medicina Oriental pela Faculdade Mischimassa Nishizawa. Foi presidente da Nihon Kobudo Fukyukai - entidade de pesquisas em acupuntura e artes marciais, fez parte da Associação de Pesquisas de Acupuntura Yamamoto e da Associação de Pesquisa de Medicina Oriental de Mischimassa Nishizawa.

No ano de 1963, Kawai recebe o diploma de Shihan - Mestre em Artes Marciais, diretamente das mãos do fundador, Morihei Ueshiba, dando início sua nova fase, com o desafio de introduzir os ensinamentos da arte em nosso país.

Desde o início, mestre Kawai encontrou inúmeras dificuldades em se adaptar ao novo país, onde começou sua caminhada primeiramente no norte do estado do Paraná, onde não chegou a fundar nenhuma academia.

Era início da década de sessenta, quando o professor Kawai fundou sua primeira academia no Brasil, na cidade de São Paulo, onde também iniciou treinamentos particulares de Aikido para famílias conhecidas da cidade paulistana como Klabin, Scarpa e Maluf.

Topo da Página